Pessoas com Necessidades Especiais

Idosos

Assistência especial para idosos

Idosos prontos para o embarque

Passageiros com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos receberão tratamento preferencial e adequado às suas necessidades. Se você, ou alguém que viajará em sua companhia, necessitar de atendimento especial durante o embarque, desembarque e conexões, informe-nos sua necessidade no momento da aquisição da passagem em nosso site, na loja ou através da Central de Vendas. No dia do voo, dirija-se ao guichê sinalizado para o atendimento de Prioridades no Check-in Avianca.

A solicitação deve ser feita com até 72 horas antes do voo. Em caso de dúvidas ou para providenciar a assistência adequada, você também pode entrar em contato através do telefone 0800 286 6543 ou pelo Atendimento Online.

Para informações sobre Acompanhante clique aqui.

Voltar ao topo

Gestantes

Assistência especial para gestantes

Gestante com bagagem no aeroporto

A partir do momento que se declara estar gestante, para garantia de segurança e bem-estar da mãe e do bebê, a passageira deve providenciar a documentação necessária de acordo com a idade gestacional, tipo de gestação (única ou múltipla) e histórico (com ou sem complicações médicas), conforme tabelas abaixo: 
 

GESTAÇÃO ÚNICA – Sem complicações médicas
IDADE
GESTACIONAL
TERMO DE
RESPONSABILIDADE
RELATÓRIO
MÉDICO
MEDIF

ATÉ 27 SEMANAS

SIM

NÃO

NÃO

28 A 35 SEMANAS

SIM

SIM

NÃO

A PARTIR DE
36 SEMANAS

SIM

SIM

SIM

A PARTIR DE
38 SEMANAS*

SIM

SIM

SIM


 

GESTAÇAO MÚLTIPLA – Sem complicações médicas
IDADE
GESTACIONAL
TERMO DE
RESPONSABILIDADE
RELATÓRIO
MÉDICO
MEDIF

ATÉ 27 SEMANAS

SIM

NÃO

NÃO

28 A 31 SEMANAS

SIM

SIM

NÃO

A PARTIR DE
32 SEMANAS

SIM

SIM

SIM

A PARTIR DE
38 SEMANAS*

SIM

SIM

SIM

 

* ATENÇÃO:

Em gestação única e múltipla:

  • Gestantes a partir da 38ª semana: obrigatório o acompanhamento do médico assistente durante a viagem;
  • Gestantes a partir da 40ª semana não poderão embarcar.

 

Caso a gestante se enquadre em algum dos casos abaixo, torna-se obrigatória a apresentação do Termo de Responsabilidade, Relatório Médico e MEDIF:

 

  • Não houver certeza do progresso da gravidez ou época do parto;
  • Tiver ocorrido parto prematuro anterior, ou;
  • Se enquadrar como gestante de alto risco com complicações médicas durante esta gestação.


Termo de Responsabilidade: apresentar no check-in 3 vias impressas devidamente preenchidas e assinadas, independentemente do período de gestação.

 

  • Formulário Termo de Responsabilidade Gestante (F-DAS-083), clique aqui.


Relatório Médico de Embarque de Gestante ou Atestado Médico: O Relatório Médico de Embarque de Gestante é um formulário disponibilizado no site da Avianca. Caso opte pelo atestado médico, este deve conter: idade gestacional, data provável do parto e declaração do médico assistente informando que a gestante está apta ao voo.

A data de emissão deve ser dentro dos 7 (sete) dias que antecedem a viagem.

 

  • Formulário Relatório Médico de Embarque Gestante (F-DSA-091),clique aqui.


MEDIF (Medical Information Form): O MEDIF é um formulário médico para passageiros com necessidades especiais e gestantes nas condições acima citadas. Este formulário é fornecido pela Avianca no link abaixo. Ele será analisado pela companhia aérea, que informará à passageira gestante se ela poderá viajar e quais as condições.


Deve ser enviado com antecedência máxima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo, digitalizado e assinado pelo passageiro (ou seu representante legal) e pelo médico através do e-mail medif@avianca.com.br . Para mais informações sobre preenchimento e envio do MEDIF, clique aqui.


Importante!

  • O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem;
  • Bebês recém-nascidos só podem viajar após completar uma semana de vida;
  • Bebês prematuros são considerados caso médico. É necessário envio do formulário médico MEDIF;
  • Para informações sobre acompanhante,clique aqui.

Para mais informações, consulte-nos através da Central de Vendas no telefone 0800-286-6543 ou Atendimento Online.