Pessoas com Necessidades Especiais

Idosos

Assistência Especial para Idosos

Idosos

Passageiros com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos receberão tratamento preferencial e adequado às suas necessidades.

 

Se você, ou alguém que viajará em sua companhia, necessitar de atendimento especial durante o embarque, desembarque e conexões, informe-nos sua necessidade no momento da aquisição da passagem em nosso site, na loja ou por meio da Central de Vendas.

 

No dia do voo, dirija-se ao guichê sinalizado para o atendimento de Prioridades no Check-in Avianca

A solicitação deve ser feita com até 72 horas antes do voo. Em caso de dúvidas ou para providenciar a assistência adequada, você também pode entrar em contato através do telefone 0800 286 6543 ou pelo Atendimento Online ↗. 

Gestantes

Assistência Especial para Gestantes

Gestante

A partir do momento que se declara estar gestante, para garantia de segurança e bem-estar da mãe e do bebê, a passageira deve providenciar a documentação necessária de acordo com a idade gestacional, tipo de gestação (única ou múltipla) e histórico (com ou sem complicações médicas), conforme tabelas abaixo:  

 

 

GESTAÇÃO ÚNICA (Sem complicações médicas)

Idade Gestacional

Termo de Responsabilidade

Relatório Médico

MEDIF

Até 27 semanas

Sim

Não

Não

28 a 35 semanas

Sim

Sim

Não

A partir de 36 semanas

Sim

Sim

Sim

A partir de 38 semanas*

Sim

Sim

Sim

 

GESTAÇÃO MÚLTIPLA (Sem complicações médicas)

Idade Gestacional

Termo de Responsabilidade

Relatório Médico

MEDIF

Até 27 semanas

Sim

Não

Não

28 a 31 semanas

Sim

Sim

Não

A partir de 32 semanas

Sim

Sim

Sim

A partir de 38 semanas*

Sim

Sim

Sim

 

* Atenção! Em gestação única e múltipla, para as gestantes a partir da 38ª semana, é obrigatório o acompanhamento do médico assistente durante a viagem. Gestantes a partir da 40ª semana não poderão embarcar.

 

Documentação para o Embarque de Gestantes


Termo de Responsabilidade: apresentar no check-in 3 vias impressas devidamente preenchidas e assinadas, independentemente do período de gestação.

 

  • Formulário Termo de Responsabilidade Gestante (F-DAS-083), clique aqui.


Relatório Médico de Embarque de Gestante ou Atestado Médico: o Relatório Médico de Embarque de Gestante é um formulário disponibilizado no site da Avianca. Caso opte pelo atestado médico, este deve conter: idade gestacional, data provável do parto e declaração do médico assistente informando que a gestante está apta ao voo. A data de emissão deve ser dentro dos 7 (sete) dias que antecedem a viagem.

 

  • Formulário Relatório Médico de Embarque Gestante (F-DSA-091), clique aqui.


MEDIF (Medical Information Form): o MEDIF é um formulário médico para passageiros com necessidades especiais e gestantes nas condições acima citadas. Este formulário é fornecido pela Avianca no link abaixo. Ele será analisado pela companhia aérea, que informará à passageira gestante se ela poderá viajar e quais as condições.

 

 

Nesses casos, é necessário o envio do formulário médico (MEDIF) para o e mail: medif@avianca.com.br. O documento deve ser enviado com antecedência máxima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo, digitalizado e assinado pelo passageiro (ou seu representante legal) e pelo médico.

 

Para ser válido, o certificado (MEDIF) deve ser datado no prazo máximo de 10 dias que antecedem a data programada para o voo inicial do passageiro. Para mais informações sobre MEDIF, clique aqui

 

Considerações Importantes

 

  • O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem;
  • Bebês recém-nascidos só podem viajar após completar uma semana de vida;
  • Bebês prematuros são considerados caso médico. É necessário envio do formulário médico MEDIF;
  • Para informações sobre acompanhante, clique aqui.

 

Caso a gestante se enquadre em algum dos casos abaixo, torna-se obrigatória a apresentação do Termo de Responsabilidade, do Relatório Médico e do MEDIF:

 

  • Não houver certeza do progresso da gravidez ou época do parto;
  • Tiver ocorrido parto prematuro anterior, ou;
  • Se enquadrar como gestante de alto risco com complicações médicas durante esta gestação.