DESTINOS

Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é conhecida por suas romarias em homenagem a Padre Cícero. A cidade do Ceará se destaca por seu turismo religioso.

Visite Juazeiro do Norte

O turismo em Juazeiro do Norte é dedicado à religião. A cidade possui pontos de peregrinação de fieis do Padre Cícero. A figura religiosa foi bastante importante para o Ceará em diferentes campos. Entre eles estão, além do religioso, o social e o político. As romarias constantes na cidade se dedicam a passar por pontos que fizeram parte da vida do “Padim Ciço”.


O que fazer em Juazeiro do Norte

Visitar Juazeiro do Norte, no Ceará, é se aprofundar na vida de Padre Cícero. Da casa em que viveu até a sua sepultura.


Colina do Horto

É na Colina do Horto que ficam importante pontos de devoção de Juazeiro do Norte. A estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto e a trilha de acesso ao Santo Sepulcro estão no local. O lugar é passeio obrigatório para quem quer agradecer, pedir ou entender a admiração dos fieis pelo religioso. Foto: Gentil Barreira/ Divulgação.


Praça do Cinquentenário

A praça guarda mais dois importantes pontos dedicados ao turismo religioso em Juazeiro do Norte: a Igreja do Perpétuo Socorro e o Memorial de Padre Cícero. No altar da igreja está o túmulo de Padre Cícero. O memorial possui um acervo com objetos que pertenceram ao sacerdote brasileiro e contam a história da cidade cearense.


Museu Cívico Religioso Padre Cícero

O local, que hoje é um museu, já foi a residência oficial de Padre Cícero. O casarão atrai muitos romeiros que querem ver de perto o lugar em que o religioso viveu. Acredita-se que o esconderijo que existe nos fundos da casa serviu de abrigo para os participantes da Sedição de Juazeiro.


Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores

É a igreja matriz de Juazeiro do Norte. Ela é ponto de parada dos romeiros por ter um centro de apoio e ser o local onde teria ocorrido o primeiro milagre da hóstia de Juazeiro. O feito teria ocorrido em 1889 e a história é bastante divulgada na cidade. Em frente ao templo religioso fica o Pátio do Povo. Foto: Gentil Barreira/ Divulgação.


Centro de Cultura Popular Mestre Noza

O espaço abriga uma cooperativa de artesãos que trabalha com matérias-primas como a madeira, o barro e a palha de carnaúba. Os artistas retratam cenas do cotidiano nordestino em suas obras, além de produzir bonecos e esculturas referentes à arte sacra. O nome do centro é uma homenagem ao Mestre Noza - considerado o primeiro artesão da região. Foto: Gentil Barreira/ Divulgação.


Lira Nordestina

A editora brasileira foi criada na década de 30 e era especializada na literatura de cordel. O meio de comunicação era bastante eficiente, pois levava informação para as pessoas que não sabiam ler. Atualmente o espaço recebe exposições e vende cordéis. Além de ter oficinas de xilogravura.


Ofertas de voo para Juazeiro do Norte

Quer uma ajudinha para viajar para Juazeiro do Norte? Confira nossas promoções de passagem aérea para a cidade em que viveu Padre Cícero.